A puericultura é uma subespecialidade da pediatria que se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento da criança. É através dos conhecimentos da puericultura que o pediatra tem condições de detectar precocemente os mais diferentes distúrbios das áreas do crescimento estatural, da nutrição e do desenvolvimento neuropsicomotor da criança.
É essencial que os distúrbios da infância sejam detectados precocemente e os tratamentos instituídos de forma rápida, para que os melhores resultados possam ser obtidos. Muitas doenças graves da pediatria podem ser silenciosas ou com poucos sintomas que possam ser identificados pelos pais (anemia ferropriva; verminoses; raquitismo; deficiências vitamínicas) e é fundamental que a criança esteja sendo acompanhada por um pediatra atento e dedicado à puericultura para que estas doenças não causem prejuízos irreversíveis no desenvolvimento da crainça.
É através da puericultura que o pediatra também atua na prevenção de doenças supervisionando a administração da vacinação básica contra as doenças comuns da infância, como a poliomielite, o tétano, a difteria, a coqueluche, as hepatites A e B, a varicela, meningite entre outras. Realiza também supervisão higiênica, dietética, comportamental e nutricional prevenindo outros problemas.
É função também do pediatra supervisionar e coordenar atividades relacionadas ao desenvolvimento neuro-lingüístico-psico-motor, com o objetivo de permitir que o bebê e o lactente possam atingir todo o seu potencial intelectual.